(45) 3243-1172
Acessibilidade

ESCOLAS MUNICIPAIS / ESCOLA ESCOLHIDA

Centro Municipal de Educação Infantil Padre Palmiro Finato - Nova Aurora

Responsável: Márcia Budach do Rego

Endereço: Avenida parana,835 - Colônia Pindorama

E-mail: cemei2017@hotmail.com


Telefone : Comercial: (45) 3243-1387



Serie: todas

Turno:

Quantidades de Alunos: 92

 

Aspecto Histórico: O nome Centro de Educação Infantil, se deu a partir do Projeto de Lei n° 1531/2012, na qual a denominação Super Creche do Município de Nova Aurora, passou a chamar Centro Municipal de Educação Infantil Padre Palmiro Finato.

 

Iniciou seu funcionamento no dia 09 de setembro de 2013.

Palmiro Finato nasceu no dia 07 de agosto de 1925, na cidade de Viadutos, Rio Grande do Sul. Filho de Teodósio Finato e Justina Finato, ambos falecidos em Cascavel – PR, teve 15 irmãos. Sua infância foi tranqüila, trabalhava, muito na lavoura em companhia de seus pais e irmãos. Como era de família humilde nunca teve grandes regalias, as economias cobriam somente as primeiras necessidades, porém o importante era a unidade entre os familiares.

Durante os estudos no Seminário, seus pais adquiriram terras no município de Manoel Ribas – Paraná, mudando para aquela região. Por esse motivo, Palmiro foi ordenado padre na Paróquia Santo Antonio, daquela cidade e depois passou por várias paróquias, entre elas a de Nova Aurora.

 

Para a comunidade de Nova Aurora, Padre Finato procedeu como grande herói. Antes mesmo de assumir os trabalhos pastorais na Paróquia São Roque já defendia o povo desta comunidade. Em certa ocasião, quando ainda residia em Cascavel, deu uma forte chuva com vento na Cidade Nova Aurora, deixando muitas famílias desabrigadas. Padre Finato assumiu as dores daquelas famílias em Cascavel arrecadando toneladas de alimentos e materiais de primeira necessidade para socorrer os mais necessitados.

 

A construção da Igreja Matriz, foi uma conquista do Padre Finato, entre tantas brincadeiras e ideias desencontradas, a igreja foi construída com rapidez, prezando a planta que foi elaborada por ele. Na reforma da igreja, anos depois, o Arcebispo de Cascavel Dom Lucio, pediu a equipe econômica e administrativa que conservasse o modelo de igreja, respeitando o desejo e a ideia de Padre Finato.

 

Para atender as necessidades da comunidade, Padre Finato, enfrentou diversos desafios, nunca dizia não, porém nem sempre pedia opinião para realiza seus projetos. Muitas vezes buscava ajuda com as autoridades competentes, para resolver situações e caso as providencias no fossem tomadas ele mesmo resolvia da sua forma.

 

Na sua permanência no município de Nova Aurora, participou ativamente em todas as construções de prioridade do município, permanecendo doze anos nesta paróquia e buscando sempre defender os pobres e necessitados.

 

Atualmente o Centro de Educação Infantil conta:  5 salas sendo 4 salas que atende em período integral e parcial; sala de brinquedos, sala de professores, refeitório, cozinha, lactário, secretária, banheiros, pátio.

 

Filosofia: Contribuir para a formação de indivíduos com habilidades de utilizar sua capacidade intelectual, respeitando a individualidade e as diferenças de cada um, com aprendizagem prazerosa e significativa, exercendo seu papel de cidadão.

 

O CMEI Padre Palmiro Finato busca criar condições para o desenvolvimento integral das crianças. Portanto, faz-se necessária uma prática que propicie o desenvolvimento de cada capacidade: física, afetiva, cognitiva, estética, de relação interpessoal e inserção Social, devendo considerar diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender.

 

Principais Projetos Desenvolvidos: Sacola de leitura e datas comemorativas.

Mantenedora: Prefeitura Municipal de Nova Aurora

Diretora: Profª. Elisabete Leguari Correia.

Equipe Pedagógica: Profª. Angela Maria Mateus Romera e Profª. Célia Ricardina Grama Trevisoli

Número de docentes: 12

Número de alunos: 92

Número de auxiliar de serviços gerais: 7

Número de Estagiárias: 7

 

 

Anexos

 Fotos das Escolas