Rua São João, 354 - Centro
(45) 3243-1122
Acessibilidade

IAP

IAP e prefeitura de Nova Aurora repovoa Rio Hong Kong

Sexta-feira, 06 de março de 2009

Visualizada: 1361 vezes


Ouvir matéria

A administração pública de Nova Aurora em parceria com o Instituo Ambiental do Paraná - IAP, promoveu na manhã desta sexta-feira (06), a soltura de peixes de espécies nativas no Rio Hong Kong (Kongo).

O evento contou com a presença do prefeito Pedro Leandro Neto, vice-prefeito Paulo Bessani, do gerente regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA, Adir Parizoto, do chefe regional do IAP, José Volnei Bisognin, vereador José Xavier Neto, Secretário de Finanças Wilson Furh, demais secretários e diretores de Departamento.

Além das autoridades participaram do ato, professores e alunos das escolas municipais e estaduais, a coordenadora da Agenda 21, professora Luzia Sansel, polícia Militar, Emater, Terceira Idade, Turismo Rural, dentre outras lideranças municipais.

Os 15 mil peixes alevinos e juvenis foram soltos na ponte que faz a ligação entre a comumidade de Palmital e a São Jorge.

De acordo com o chefe da regional do IAP, José Volnei Bisognin, “A participação da comunidade, principalmente dos alunos é decisiva para a conscientização, tendo em vista que o que a criança aprende hoje, ela carrega para o resto da vida.”

Segundo Bisognin, o trabalho já realizado pelos produtores rurais em relação a recuperação da mata ciliar e o escoamento das águas das enxurradas, é determinante para o repovoamento dos rios.

“Só depois de toda a preservação ambiental, é que se promove a soltura dos peixes. E por estar dentro das normas ambientais, é que estamos desenvolvendo este belo trabalho aqui no Rio Kongo”, conclui o chefe do IAP.

Já o gerente regional da SEMA, Adir Parizoto, medidas como esta mostram a preocupação do gestor público com a preservação ambiental.

Segundo ele, o Rio Kongo oferece condições para receber as espécies nativas, e elas agora voltam a seu habitat natural.

Parizoto frisa que a preservação e a fiscalização de pende de cada um. “Espero que este ato simbólico sirva de exemplo, e que conscientize os predadores sobre a importância da preservação”, explica o gerente regional.

Por sua vez o prefeito Pedro Leandro Neto, enaltece a importância da parceria, pois só através de medidas como está é que se consegue mostrar a nossa preocupação com o meio ambiente.

O prefeito ressalta que todos devem ter consciência de que o fruto plantado hoje poderá ser colhido dentre de três ou quatro anos, quando os peixes se tornarem adulto, através da pesca legal. “Cada cidadão é um fiscal, e principalmente os produtores que moram as margens dos rios podem estar coibindo a depredação dos nossos rios”, finaliza o prefeito.

 Galeria de Fotos

 Veja Também