Este site ultiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para
melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Você aceita
a politica de privacidade?
Repovoamento dos rios é uma constante em Nova Aurora
Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Visualizada: 1487 vezes
Ouvir matéria
Com o propósito de recuperar e preservar o meio ambiente, a administração pública de Nova Aurora em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná – IAP, vai promover na próxima sexta-feira (06), a soltura de peixes de espécies nativas no Rio Yong Kong (Kongo).
A iniciativa já realizada no ano passado, faz parte de um trabalho desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, que é a preservação das matas ciliares, reflorestamento, e reserva legal permanente, entre outras ações que visam a preservação ambiental.
O IAP vai fornecer o cardume e acompanhamento técnico, além de atuar na fiscalização juntamente com a prefeitura e a comunidade que deve ser a maior fiscalizadora.
O prefeito Pedro Leandro Neto, além de convidar a população do município para acompanhar a soltura dos peixes, faz uma alerta principalmente aos pescadores em relação à pesca predatória, que é proibida por lei.
“Pedimos a colaboração de todos neste trabalho, até porque preservar o Meio Ambiente é um dever de todo o ser humano. O peixe juvenil solto hoje, vai se tornar alimento daqui a mais ou menos três anos, quando adulto, e desta forma pedimos mais uma vez, para que não pratiquem a pesca predatória”, conclama o prefeito.
Ele ressalta que o peixe solto no rio, além de servir de alimento futuramente, ele é um predador da larva do mosquito borrachudo.
Neto relata que o município foi inserido ainda no ano passado no ICMs ecológico, e são iniciativas como estas que fazem com que Nova Aurora possa ser tornar modelo em preservação ambiental.
Segundo o chefe do executivo, o município vai disponibilizar ônibus para conduzir as pessoas interessadas em acompanhar a soltura dos peixes. O ônibus sairá em frente ao Paço Municipal as 08h30min.