Rua São João, 354 - Centro
(45) 3243-1122
Acessibilidade

AGROINDUSTRIA

Comitiva paraguaia visita agroindústria de Nova Aurora

Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Visualizada: 1502 vezes


Ouvir matéria

Uma comitiva de três estados paraguaios, comandada pelo engenheiro Agrônomo da Emater de Curitiba, José Geraldo Alves, foram recepcionados pelo prefeito, Pedro Leandro Neto em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (12).

Após a visita a prefeitura, a comitiva foi acompanhada pelo extensionista da Emater local engenheiro agrônomo, José Depieri Gindri, técnico do município João Jamil Bernis e pelo vice-prefeito Paulo Bessani até a propriedade de Zelio e Salete Debiazi, os quais atuam na atividade pisicola.

Na propriedade, eles foram recepcionados pelo casal, que serviu um café da manhã, e em seguida mostrou aos visitantes todo o processo de piscicultura que é praticado pela família.

Os paraguaios se mostraram entusiasmados com o que viram. Além da visita a propriedade da família Debiaiz, os hermanos visitaram o pesque e pague Sandri, local onde foi servido almoço aos visitantes. Após o almoço, a comitiva visitou a feira do pequeno Produtor Rural.

De acordo com José Geraldo Alves, que coordenou as visitações, a vinda dos paraguaios ao município faz parte de um acordo dos governos, brasileiro e paraguaio, que se estabeleceram recentemente um termo de cooperação entre os dois países.

Segundo ele, devido à baixa atividade econômica existente em algumas regiões do país vizinho, o governo do Paraná através da Emater está disponibilizando meios para que pequenos produtores paraguaios possam conhecer as experiências da agroindústria familiar paranaense.

O secretário de Meio Ambiente da governancia de Alto Paraná, estado a qual Ciudad Del Este é a capital, Carlos Farina, além de agradecer a recepção, disse que a comitiva veio buscar experiências que possam contribuir, e fazer com que os pequenos produtores daquele país possam ter alternativas de renda, assim como está acontecendo hoje em Nova Aurora e em outros municípios paranaenses.

Ele disse que daqui a cinco anos se os produtores paraguaios estiveram com pelos 30% do que hoje é praticado na agroindústria familiar de Nova Aurora, já será um grande avanço.

O engenheiro agrônomo da Emater, José Depieri Gindri, disse que por se destacar em nível de região e de estado na agroindústria familiar, Nova Aurora foi escolhida para mostrar suas experiências nesta área, no caso a piscicultura.

A proprietária, Salete Terezinha Debiazi, que juntamente com seu esposo Zélio Debiazi recepcionou a comitiva em sua propriedade, disse que se sente lisonjeada em saber que sua propriedade, bem como sua agroindústria está se tornando modelo que vai alem das fronteiras. A família Debiazi, além da piscicultura, desenvolve a avicultura, a apicultura e grãos na propriedade.

 Galeria de Fotos

 Veja Também