Rua São João, 354 - Centro
(45) 3243-1122
Acessibilidade

Sa?de

Usuários e Trabalhadores da Saúde de Nova Aurora elegem novos conselheiros

Sexta-feira, 05 de dezembro de 2008

Visualizada: 1441 vezes


Ouvir matéria

Na noite desta quinta-feira (03), trabalhadores e representantes dos usuários da Saúde pública de Nova Aurora, se reuniram no Centro Cultura e Recreativo Municipal, para escolher seus representantes.

Os novos membros irão ficar a frente do Conselho Municipal de Saúde no exercício de 2009. Além desses participou da eleição, o Promotor de Justiça, Dr Márcio Berclaz, que juntamente com a secretária de Saúde, Luciana Tagliari, organizou a eleição dos novos conselheiros da Saúde local.

Num primeiro momento os trabalhadores de forma secreta elegeram seus três representantes, em seguida as entidades através de seus representantes nomearam os seis representantes dos usuários, que foram divididos em três zonas. Zona 1, Zona 2, e Zona 3.

Portanto na ocasião foram apontados nove, dos 12 representantes que irão compor o Conselho Municipal de Saúde em 2009. As outras três vagas, serão escolhidas nos próximos dias, pelos representantes do Serviço Único de Saúde – SUS, que têm direito em apontar um membro, e pelo poder executivo municipal que têm direito de apontar dois membros.

De acordo com a secretária de Saúde, tanto o poder público, como os representantes do SUS, têm prazo de 10 dias para apontar seus representantes, tendo em vista que os novos membros devem ser empossados ainda este ano, para que possam assumir suas funções já a partir de janeiro.

Tagliari enfatiza a lisura da escolha dos novos membros, que de forma democrática, inclusive com a participação do representante do Ministério Público, foram apontados para acompanhar a política de ação na Saúde Pública do município.

O promotor de justiça Dr Márcio Berclaz, enaltece a importância da participação da sociedade nas ações desenvolvidas pela Saúde municipal.

Segundo ele, só desta forma é possível fazer com que a população possa participar na fiscalização e acima de tudo apontar o que ela precisa no que diz respeito às ações da Saúde da sua comunidade.

Berclaz frisa que este acompanhamento está sendo realizado em todos os municípios da Comarca, tendo em vista que, o Ministério é o representante da sociedade em todas as ações do poder público, bem como da área da Saúde.

“Democraticamente foram escolhidos os representantes dos usuários e dos trabalhadores, esperamos agora o bom censo na escolha do representante do SUS e do Poder Público”, conclui o Promotor.



Os novos membros com suas respectivas representatividades:

Representantes dos Trabalhadores:
1º Noeli Moreira
2º Menoela Dourado
3º Vanda Eliza Alegra.

Representantes dos usuários:
Zona 1: Conjunto Habitacional Argemiro Esser e Pastoral da Criança.
Zona 2: Renovação Carismática e Provopar
Zona 3: APMF e Comunidade Anta Gorda.

 Galeria de Fotos

 Veja Também