Rua São João, 354 - Centro
(45) 3243-1122
Acessibilidade

Investimento

Administração pública de Nova Aurora volta reivindicar abatedouro de peixes

Quarta-feira, 23 de maio de 2007

Visualizada: 1979 vezes


Ouvir matéria

Uma comitiva de Nova Aurora, representada por membros do poder executivo municipal, como prefeito Pedro Leandro Neto, e diretores de Departamentos como de Indústria e Comércio Audrey Brustolin, Viação e Obras Reginaldo Bugliani e Rodoviário Luiz César Garcia, representando a classe empresarial presidente da ACINA – Associação Comercial e Industrial de Nova Aurora, Antônio Valter Ismar de Souza, representando a classe de produtores de peixes Ironi Dias juntamente com os representantes do Conselho de Administração da Copacol Pedro Avancini e Silvério Constantino se reuniram com a diretoria executiva da Copacol, no intuito de reforçar a proposta de parceria visando à implantação do abatedouro de peixes em Nova Aurora.

Um outro encontro já havia acontecido no mês de março, onde foi protocolada a proposta documental de implantação da infra-estrutura que além de gerar emprego irá gerar renda no município.

A proposta visa viabilizar a construção de um complexo frigorífico de peixes com objetivo de fomentar o desenvolvimento da atividade Piscícola em Nova Aurora e demais municípios da área de ação da Copacol.

Desta forma o município estará gerando novas alternativas de geração de emprego e renda às propriedades rurais com reflexos no meio urbano.

De acordo com o diretor do Departamento de Indústria e Comércio Audrey Brustolin, a implantação do frigorífico representará para a região uma alternativa de integração via cooperativa e conferirá melhores condições de organização desde a produção técnica e comercial dando melhor segurança ao produtor no mercado competitivo.

Segundo ele, Nova Aurora se apresenta como possível local para instalação da unidade industrial pelos seguintes fatores: aglutinação de maior número de piscicultores; concentração de maior lâmina d´água da região; capacidade já instalada para produzir 4.000 kg/ dia; potencial para atingir uma produção de 10.000 kg/dia de Tilápia; posição geográfica favorecida pelas eqüidistâncias dos possíveis centros produtores, constituindo-se em um entroncamento rodoviário e com mão–de-obra suficiente para atender a demanda do complexo.

Para Brustolin além da capacidade de produção instalada e se encontrar hoje em parte ociosa (parada) necessita ser viabilizada, Nova Aurora carece de uma unidade industrial, e temos em conta que a piscicultura é a sua vocação.

“Neste sentido os produtores poderão consolidar a piscicultura como uma importante e estratégica atividade para gerar renda, produzir alimentos ecologicamente corretos e que concorra com outras atividades e, conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida das famílias produtoras e consumidoras. Nova Aurora foi o único município a protocolar a proposta para implantação do frigorífico de peixes”, conclui o diretor.
 
Prestação de contas - Além da proposta para implantação do complexo piscicola, a comitiva na ocasião prestou contas com a cooperativa em relação à parceria firmada referente ao Óleo Diesel doado pela Copacol e utilizado pelas máquinas do município na recuperação e cascalhamento de estradas, principalmente nas localidades onde se concentram um maior de número de avicultores e suinocultores.

 Galeria de Fotos

 Veja Também