Rua São João, 354 - Centro
(45) 3243-1122
Acessibilidade

Sa?de P?blica

Conferência da Saúde em Nova Aurora define propostas

Quinta-feira, 26 de julho de 2007

Visualizada: 1517 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Nova Aurora promoveram a VI Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado na sexta –feira 20, no salão do Clube da Terceira Idade e contou a presença de representantes da comunidade, de representantes de entidades e associações e de autoridades como o prefeito Pedro Leandro Neto, vereadores, secretários do governo municipal e do representante do Ministério Público, Promotor de Justiça da Comarca de Formosa do Oeste Dr Márcio Berclaz.

Após a cerimônia de abertura as 13:30 h, os participantes acompanharam uma palestra ministrada pela representante da 10ª Regional de Saúde, Elfrida Andreazza, que discorreu sobre o tema: “Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento”. A palestrante abordou vários assuntos focando a importância da saúde pública para a sociedade, mas fez questão de enfatizar que para se ter saúde pública e qualidade de vida, além de seus direitos, os cidadãos tem também seus deveres.

 “Isto quer dizer que para cobrarmos do governo uma saúde pública de qualidade primeiro temos que fazer a nossa parte”, disse a palestrante. Ela colocou à disposição dos participantes os dados que mostram o trabalho do município em relação a área de saúde, onde disse que Nova Aurora melhorou muito em relação ao que era antes. Um dado interessante repassado pela palestrante foi em relação à mortalidade infantil, o qual ela disse não existe mais registro de mortes de crianças recém nascidas em Nova Aurora.

Após a palestra foi feita à leitura do regimento e formados grupos para debater os temas propostos para a 6ª Conferência. Em seguida foram apresentadas 25 propostas que foram apreciadas e votadas pelos delegados da Conferência. Dentre elas foram aprovadas 16 propostas, as quais irão fazer parte do Plano de Saúde da VI Conferência visando o aprimoramento do sistema público de saúde municipal. A composição dos delegados se da por conselheiros municipais de saúde, usuários de saúde, poder público municipal e entidades locais, trabalhadores da saúde, representantes de comunidades (marajó e palmitópolis) e prestadores de serviços sus.

 Galeria de Fotos

 Veja Também