Rua São João, 354 - Centro
(45) 3243-1122
Acessibilidade

agricultura familiar

Agricultura familiar se destaca em Nova Aurora

Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Visualizada: 2475 vezes


Ouvir matéria

“Incentivar a permanência do homem no campo é um de nossos objetivos. A administração municipal de Nova Aurora está oportunizando ao pequeno produtor rural meios, pelos quais ele possa se diversificar”, disse o prefeito Pedro Leandro Neto. Segundo ele, prova disso são os laticínios que serão inaugurados nos próximos dias em Nova Aurora. Neto frisa que o sucesso da pequena agroindústria se deve as parcerias, do município com os órgãos que as representam, como Banco do Brasil nas linhas de financiamento, Emater na elaboração dos projetos e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entidade que representa o pequeno produtor rural, e acima de tudo o interesse dos produtores na diversificação.

O produtor Rosimar Alves, que já está comercializando o leite no comércio local, disse que toda a matéria prima utilizada na industrialização é oriunda de sua propriedade, e desta forma além de não ter custo de transporte, pode oferecer uma melhor qualidade nos produtos, tendo em vista que sem o desgaste do transporte, a matéria prima tem uma melhor qualidade. Ele frisa que a principio está pasteurizando o leite, mas a idéia é colocar no mercado, yorgute e queijo, dependendo da demanda.

O engenheiro agrônomo, José Depieri Gindri, responsável pelo escritório local da Emater, disse que o município tem 773 agricultores familiares cadastrados no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Segundo ele, todos são assistidos pela Emater, que atua ainda com o Programa de Desenvolvimento do Agronegócio Familiar (Prodaf), que envolve ações conjugadas da prefeitura através das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Assuntos Comunitários, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), Associação de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (ADAF), 22 associações comunitárias, grupos especializados em produção de leite, mel, uva, maçã, moranguinho, agroindústria, abacaxi, pupunha, turismo rural, industria de peixes, produtos orgânicos e feira do produtor rural. Gindri destaca dois laticínios que serão que irão atuar nível de propriedade familiar. “Nos dois projetos a Emater foi responsável pelo projeto de viabilidade técnica e financeira, na orientação técnica de construção e instalações, bem como de acesso ao mercado”, explica Gindri. Ele frisa que além do laticínio Manarin na comunidade São José, de propriedade da família de Rosimar Alves/Rosilene, que será inaugurado nesta segunda-feira, nos próximos dias será inaugurado o laticínio Lactonova de propriedade de Antonio Aparecido de Souza/ Selma, na comunidade do baixo Igauçúzinho.

O médico veterinário Raul Rafael Heinemann, que atua junto ao Serviço de Inspeção Municipal em Produtos de Origem Animal (SIM/POA), afirma que seu trabalho é atuar junto aos produtores familiares no processo de produção. “No caso dos laticínios, o rebanho passa por exames de brucelose e tuberculose pelo menos uma vez por ano. Mensalmente é feita análise para saber a contagem bacteriana e a contagem de células somáticas, tanto antes como depois da pasteurização do leite”, explica o veterinário.

A agencia local do Banco Brasil, que atua junto ao pequeno produtor na liberação de linhas de crédito direcionada para agricultura familiar, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), garante os investimentos, tanto para custeio, como para investimentos. Segundo o gerente da Agencia local, Márcio Alexandre Rockenbach, na área de agroindústria, o produtor Rosimar Alves é um dos Pioneiros, alem dele, apenas outro produtor está sendo beneficiado pelo programa, levando se em consideração que mais outros dois projetos foram protocolados. “Já na área de custeio, ou seja, na produção primária, além dos tratores solidários, vários pequenos produtores são atendidos pelo banco do Brasil através de nossas linhas de crédito com o Pronaf em suas respectivas áreas”, conclui o gerente.

 Galeria de Fotos

 Veja Também