Rua São João, 354 - Centro
(45) 3243-1122
Acessibilidade

Rio Melissa

Quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Visualizada: 2302 vezes


Ouvir matéria

A administração municipal de Nova Aurora em parceria com o Iap (Instituto Ambiental do Paraná), Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e cooperativa Copacol, promoveram nesta terça-feira, 22 a soltura de peixes no Rio Melissa.

Além dos representantes dos órgãos parceiros, o ato foi acompanhado por vereadores, professores e diretores de escolas municipais e estaduais, secretários e diretores de Departamento e ainda pela comunidade em geral.
Cerca de 20 mil peixes de espécies nativas, como acará, lambari, piracanjuba, curimba e pacu foram soltos no Rio Melissa.

Uma parte dos alevinos foi solta acima da ponte que liga o município de Nova Aurora à Corbélia. Já a outra parte do cardume foi solta abaixo da usina da Melissa.

De acordo com o prefeito Pedro Leandro Neto, esta é uma ação que mostra a preocupação com a preservação do Meio Ambiente, tendo em vista que a Mata Ciliar já vem sendo trabalhada em todo o município, e o Melissa é um dos Rios do município com maior área de reflorestamento no momento.

Ele lembra que o Melissa é o primeiro Rio que corta o município a ser repovoado, e espera que a partir de agora outros pequenos riachos do município possam ser repovoados.

Neto destacou a importância das parcerias, pois sem a mesma seria praticamente impossível a repovoamento dos Rios. Desta forma ele agradece aos órgãos parceiros nesta ação, que prima pela qualidade de vida através da preservação do Meio Ambiente.

O representante do Iap, José Rosa de Oliveira (Zezinho), disse que o repovoamento do Rio Melissa é um marco histórico para Nova Aurora, até porque esse é o primeiro trabalho de muitos que virão pela frente.

Segundo ele esta iniciativa vem de encontro com a recuperação da Mata Ciliar, que está sendo trabalhada pelo município através da Emater.

O representante do Iap frisa que esta ação está sendo desenvolvida em todos os municípios do estado, tendo em vista que o Centro de Pesquisa de Agüicultura Ambiental (CPAA), é o único do estado do Paraná na preparo e na produção de espécies nativas.

 Veja Também