Este site ultiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para
melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Você aceita
a politica de privacidade?
Nos dias 21 e 22 de dezembro a equipe de endemias da secretaria municipal de saúde, equipe de enfermagem e equipe de Agentes Comunitárias de Saúde promoveram a campanha Natal sem Dengue. A Campanha se fez necessária devido à chegada da estação verão, época do ano em que incidência do mosquito aumenta.
O Objetivo é fazer um trabalho preventivo, tendo em vista que no município ainda não houve registro de casos da doença, a não serem três casos importados, onde os pacientes foram picados em outros municípios. De acordo com coordenador de endemias da secretaria municipal de saúde, Claudionor de Souza Silva, no primeiro momento a campanha atendeu a expectativa, tendo em vista a adesão da comunidade.
Segundo ele, é importante que a população tenha consciência sobre os perigos causados pela doença que pode até levar a óbito. Claudionor frisa ainda que nesta época do ano a incidência é maior, tanto pelo acumulo de água com as chuvas de verão, como pelo vai e vem das pessoas, que enquanto muitas pessoas viajam para fora do município, outras pessoas vem passar as férias de final de ano.
Ele explica que existem mosquitos da dengue aqui, mas não são contaminados. O mosquito só oferece risco se ele estiver contaminado, por isso se alguém daqui viajar e for picado pelo mosquito em outra cidade, quando retornar ele poderá ser picado aqui por um mosquito e se esse mesmo mosquito picar outra pessoa essa certamente contrairá a Dengue.
“Neste ano apenas três pessoas contraíram Dengue em Nova Aurora, mas lembramos que são casos importados, onde as pessoas foram picadas em outras cidades. Temos que ficar alertas porque em municípios vizinhos foram registrados milhares de casos, e graças ao nosso trabalho de prevenção não temos nenhum caso autóctone registrado em nosso município”, explica o coordenador.
Claudionor agradece as equipes participantes pelo trabalho, agradece a administração municipal e a secretaria municipal de saúde pelo apoio e incentivo a realização da campanha, bem como a comunidade em geral que aderiu e participou ativamente.
LEMBRETE - neste verão não deixe acumular água parada, principalmente em vasos de flor, pneus, garrafas, plásticos e outros recipientes que servem de criadouros para o mosquito. Não estrague se verão, viva 2008 sem Dengue, e seja feliz.