Rua São João, 354 - Centro
(45) 3243-1122
Acessibilidade

Tecnologia

Nova Aurora executa projeto de Inclusão Digital

Quinta-feira, 18 de junho de 2009

Visualizada: 1815 vezes


Ouvir matéria

O município de Nova Aurora, localizado a 65 KMs de Cascavel, através do governo municipal está executando projeto de inclusão digital, que visa à inserção dos moradores no mundo digital. Para tanto, o município implantou ao longo dos últimos quatro anos, três telecentros comunitários fixos, e um itinerante.


 O projeto teve inicio ainda no ano de 2006, quando um moderno telecentro comunitário foi implantado na escola municipal Eugênio Mezzon, através de investimentos do Ministério das Comunicações. Já em 2007, através de recursos do Banco do Brasil, o município implantou um outro telecentro comunitário na escola Santos Dumont.


 No início de 2008, a administração municipal firmou parceria com o projeto FAG de inclusão digital, o qual através de um ônibus adpatado com diversos computadores percorre os bairros e comunidades do município levando aulas de informática aos moradores do interior.


Um outro telecentro comunitário foi implantado no final do ano passado anexo ao Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI, no distrito de Palmitópolis.


No total são quatro telecentros comunitários. Desses um itinerante, que oportuniza aos moradores de bairros e pequenas comunidades do interior do município, meios para esses possam ter no mínimo noções básicas sobre informática.
 

Com este propósito, o município oportuniza aos moradores condições para que esses possam ser inseridos no mundo da informática, através dos cursos que são ministrados por professores capacitados contratados pelo município.


De acordo com o secretário de Tecnologia e Sistema da Informação, Reginaldo Pereira Rodrigues, mesmo sendo implantados em escolas municipais, toda a população tem acesso aos telecentros.


Segundo ele, o município está buscando junto ao governo federal recursos para que outras escolas possam ser contempladas com telecentros, e desta forma a demanda por acesso à informática poderá ser sanada.


“O computador tornou nos últimos anos uma ferramenta essencial, tanto no mercado de trabalho, na sala de aula, como no dia a dia do cidadão, e nós, enquanto poder público, estamos buscando alternativas para que nenhum munícipe fica fora do mundo digital”, conclui o secretário.

 Galeria de Fotos

 Veja Também