Rua São João, 354 - Centro
(45) 3243-1122
Acessibilidade

Agricultura

Seminário aborda Sanidade Agropecuária em Nova Aurora

Terça-feira, 23 de junho de 2009

Visualizada: 1588 vezes


Ouvir matéria

O tema sanidade agropecuária tem se tornado nos últimos meses uma preocupação para o estado e municípios, tendo em vista a sanidade animal e vegetal é determinante e reflete diretamente na economia do estado, uma vez que o Paraná é um grande produtor e exportador de alimentos. Sendo assim na terça-feira (23), foi realizado nas dependências do Centro Cultural de Nova Aurora, encontro o qual discutiu os problemas, e as possíveis soluções para tema em questão.


Participaram do seminário, representantes da EMATER, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento – SEAB, Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP, autoridades do município como Prefeito Municipal Pedro Leandro Neto, vice-prefeito Paulo Rodrigues Bessani, Secretário de Agricultura Luis Cezar, Chefe de gabinete Geninho Valcarenghi, Secretário de Administração e Finanças Wilson Fuhr e Secretária de Saúde Luciana Tagliari.


Na ocasião foi discutido o planejamento sanitário que deve ocorrer nas cidades, os principais acordos de sanidade, o qual deve haver transparência, harmonização e regionalização uma vez que cada região é diferente da outra e precisa de cuidados direcionados.


Segundo o consulto do SENAR Jaime A. de Oliveira, que palestrou no evento, “para solucionar os problemas é preciso identificá-los, analisa-los, levantar os dados, desenvolver alternativas, avaliar os riscos e implementar as decisões.”

 

Jaime ressalta ainda que na maioria das vezes quando se fala em sanidade agropecuária, deve-se lembrar que é tanto animal quanto vegetal.


O consultor lembra que o estado do Paraná é o primeiro a se mobilizar nas questões de sanidade, tanto animal com vegetal, e o trabalho começa pelos municípios, por isso a importância da participação e conscientização dos produtores no seminário, que definiu as formas de atuação.


“A partir de agora que o município institui o Conselho Municipal de sanidade Agropecuária, as ações serão desenvolvidas com mais afinco”, conclui Jaime de Oliveira.

 Galeria de Fotos

 Veja Também