Quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Visualizada: 1671 vezes
Ouvir matéria
Na manhã desta quarta-feira (19), a economista do Departamento de Economia Rural (DERAL), Jovir Vicentin Esser, se reuniu com representantes de entidades do município ligadas ao setor rural, como Emater, Copacol,, Bunge, Rural Planejamento Agropecuário, e ainda com o secretário de Agricultura, Luiz César Garcia, para fazer um levantamento da produção da atual safra (inverno), e sobre as previsões para o plantio da safra de verão que começa a ser plantada a partir do mês de setembro.
Segundo a economista, a atual safra (milho e trigo), principalmente o milho, foi muito prejudica pela estiagem, geada e agora na colheita pelo excesso de chuva, e por isso houve uma queda significativa na produção. Já o trigo, além da chuva, o mercado não é nada animador, tendo em vista que existe um estoque muito grande da safra passada.
Em relação ao plantio safra de verão, as perspectivas são boas, mas afirma que pode haver uma queda de 50%, no plantio de milho em Nova Aurora, fato que faz com que possa haver um aumento de 3% na área de plantio da soja.
Outro fator importante destacado pela economista, em relação à safra de inverno, foi o aumento significativo no cultivo de canola, que este ano teve uma área plantada de 580 hectares no município.
Nova Aurora recebe equipamentos do programa "Por um Futuro Inclusivo" e avança na educação acessível
Fundação FAFIPA divulga novos editais do Concurso Público de Nova Aurora
Confiança, parceria e continuidade marcam transição temporária na Prefeitura de Nova Aurora