Quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Visualizada: 1521 vezes
Ouvir matéria
Na tarde da última terça-feira, 25, a engenheira civil do Departamento de Estradas e Rodagem – DER, Erika Kuwaki, e o assessor de engenharia, Edson Blanchet, se reuniram com representantes do município, e com representantes de demais órgãos estaduais, como Emater, Seab, Sudersa, Iap, Defis, e ainda com representante da Copacol, unidade de universo e com produtores rurais, que são proprietários de terrenos as margens da PR-180 no trecho aproximado de um KM, que vai desde a unidade da Copacol, até próximo a ponte sobre o Rio Piquiri.
De acordo com a engenheira, o objetivo do encontro foi pedir apoio aos órgãos representados, em relação a manutenção de um trabalho realizado no trecho as margens da PR, tendo em vista que no local, o DER, solucionou um antigo problema, que era a erosão do solo, devido ao excesso da água de enxurradas, que ainda assoreava uma nascente do produtor rural Adriano Chaves.
Segundo Érika, diante da solicitação do município, o DER prontamente atendeu, tendo em vista que as máquinas já se encontravam na região, e ainda não foi preciso solicitar ajuda de outros orgãos, fazendo com que o trabalho fosse agilizado.
“Viemos aqui pedir o apoio do município, da Emater, e principalmente dos proprietários na conservação deste trabalho, pois se cada um fizer a sua parte, a solução do problema será definitiva. Pedimos aos produtores para que respeitem no mínimo um metro e meio, dos 12 metros da faixa de domínio, pois agindo assim, pode-se evitar o excesso de terra, que acaba entupindo as caneletas, que consequentemente provoca erosão nas propriedades e danifica a via”, conclui a engenheira.
Já o produtor rural Adriano Chaves, que diretamente era o produtor mais prejudicado com o problema, que teve uma nascente de água assoreada pelo excesso de terra, se comprometeu juntamente com os demais produtores de estar se empenhando para manter a conservação do trabalho.
Segundo ele, agora com a ajuda do município vai fazer a limpeza do mina d’água, que é utilizada tanto para o consumo humano, com para abastecer o aviário da família.
“Agradecemos, tanto ao município que reivindicou o trabalho, quanto ao DER, por ter se sensibilizado com o nosso problema”, comemora o produtor
Nova Aurora recebe equipamentos do programa "Por um Futuro Inclusivo" e avança na educação acessível
Fundação FAFIPA divulga novos editais do Concurso Público de Nova Aurora
Confiança, parceria e continuidade marcam transição temporária na Prefeitura de Nova Aurora