Rua São João, 354 - Centro
(45) 3243-1122
Acessibilidade

Educa??o

Reunião em Nova Aurora discute agricultura familiar na alimentação escolar

Sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Visualizada: 1686 vezes


Ouvir matéria

A agricultura familiar é constituída por pequenos e médios produtores e representa a imensa maioria de produtores rurais no Brasil, em nossa região não seria diferente.


Em recente reunião realizada na quinta-feira, 29, no Centro Cultura de Nova Aurora esteve presente, o prefeito Pedro Leandro Neto, o vice-prefeito Paulo Rodrigues Bessani, secretários municipal, responsável pelo setor de compras, o Conselho de Alimentação Escolar - CAE e representantes da EMATER. Além de Nova Aurora, estavam à cidade de Cafelândia, Corbélia, Braganey, Iguatu e Anahy.


No encontro o engenheiro agrônomo da EMATER, Renato Jasper, explanou sobre a Lei Federal nº 11.947/2009, que prevê 30% da alimentação escolar, pode ser comprada de agricultor familiar. Onde é importante que o agricultor esteja com tudo certo para poder participar, ter nota fiscal, a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, e que tenha condições de trabalho.


Para fazer parte da alimentação das escolas municipais, as nutricionistas precisam montar um cardápio juntamente com as crianças e analisar o que esta sendo oferecido, estes produtos não precisam passar por processo licitatório, porém deve seguir algumas normas estabelecidas, como ter nota fiscal do produtor ou de uma cooperativa.


Segundo Renato, os produtos da agricultura familiar são de alta qualidade e são feitos por agricultores do município, sendo que podem ser vistso a procedência dos alimentos.

 

 “A agricultura familiar precisa se organizar para atender este programa, para poder vender esses 30%”, finaliza Jasper

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também