Sexta-feira, 12 de março de 2010
Última Modificação: // | Visualizada 1666 vezes
Ouvir matéria
O setor de Tributação da prefeitura de Nova Aurora começou a entregar esta semana os carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU.
Ao receber os carnes, os contribuintes se deparam com uma novidade, uma vez que o tributo não foi reajustado em relação ao ano passado. O preço se encontra no mesmo patamar de 2009. Além do IPTU, o município não reajustou o alvará de licença e demais taxas municipais.
O município está entregando de porta em porta os carnês do IPTU, mas faz um alerta aos contribuintes principalmente em relação aqueles tem lotes vazios para que procurem a prefeitura para retirar o carnê. Os contribuintes que não receberem os carnês em casa, podem retirá-los no setor de tributação junto a prefeitura.
Optando pelo pagamento à vista com vencimento no dia 12 d abril, o contribuinte terá 10% de desconto. Se optar pelo parcelamento em seis vezes sem o desconto, o vencimento da primeira parcela também será no dia 12 de abril, sendo que o vencimento das demais parcelas, o pagamento deverá ser feito no dias 12 dos meses seguintes, ou seja, 12 maio, 12 junho, 12 julho, 12 de agosto e 12 de setembro.
Além dos locais estabelecidos em anos anteriores para o pagamento, a partir deste ano o contribuinte poderá efetuar o pagamento na agencia do Banco do Brasil.
De acordo com o secretário de Administração e Finanças Wilson José Führ, o IPTU é uma das maiores fontes arrecadadoras de recursos do município, e quando pago em dia pelo contribuinte, possibilita a administração municipal investimentos em vários setores.
Segundo Führ, o município tem desenvolvido diversas ações através de recursos próprios, como pavimentação poliédrica, recuperação da malha viária urbana e rural, dentre outros vários investimentos, e os recursos arrecadados através do pagamento do IPTU tem sido o diferencial quando o assunto é investir com recursos próprios.
“É claro que temos outras fontes de arrecadação, como o ICMs por exemplo, mas o IPTU, tem possibilitado a execução de ações que primam pelo desenvolvimento do nosso município”, explica o secretário.
Em relação ao não reajuste dos impostos municipais, o secretário frisa que esta é uma forma que a administração encontrou de colaborar com os munícipes, tendo em vista que a crise financeira do ano passado de forma indireta atingiu a população de Nova Aurora, sem contar com a estiagem que provocou queda na produção de soja, e como a maioria dos contribuintes dependem da agricultura, a administração teve essa preocupação, que foi o não reajuste dos tributos municipais.
Nova Aurora recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU