Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Última Modificação: // | Visualizada 1483 vezes
Ouvir matéria
Nos últimos dias alguns moradores do perímetro urbano de Nova Aurora vem reclamando da invasão dos caramujos africanos.
Diante da solicitação dos moradores, a Vilância em Saúde do município órgão ligado a secretaria municipal de saúde, através da médica veterinária Glaucia Visoni, orienta a população principalmente aquelas que moram próximo aos locais onde se concentram os maiores focos do molusco, que a melhor maneira de combater o caramujo africano é fazer a limpeza correta do quintal.
Segundo a veterinária, o caramujo africano só sobrevive e procria em locais sujos e úmidos, como pilhas de telhas, madeiras, axecesso de folhas, dentre outros locais.
Glaucia explica que se o quintal já está infestado pelo molusco, o morador deve fazer a recolha do mesmo com luvas, depositar em um saco plástico e em seguida eliminar com cal, sal, ou mesmo queimá-los.
“Estamos fazendo trabalho de orientação através de panfletagem, e de orientação pessoal, inclusive já mapeamos os locais onde se concentram o maior número de caramujos, e desta forma iremos entregar sacos plástico para que os moradores possam fazer a recolha, e eliminação,”.
A veterinária ressalta que diferente que alguns municípios da região, que já comunicaram que não irão tomar nenhuma medida sobre o assunto, a Vigilância em Saúde de Nova Aurora, além de orientar, se coloca à disposição para ajudar os moradores no combate ao molusco, mas alerta que a limpeza do quintal deve ser feita pelo próprio morador.
Nova Aurora recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU