(45) 3243-1122
Acessibilidade

Sa?de

Meninas de 11 a 13 anos são vacinadas contra HPV em Nova Aurora

Sexta-feira, 28 de março de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 1902 vezes


Ouvir matéria

O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que engloba mais de 100 tipos diferentes, sendo que cerca de 40 deles podem infectar o trato ano-genital. E ainda provocam a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral, anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer).

 

Esse ano o Ministério da Saúde lançou a Campanha de vacinação contra o HPV, para meninas na faixa etária de 11 a 13 anos de idade. Com isso a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Aurora, irá vacinar aproximadamente 259 meninas, a primeira remessa de 40% das vacinas chegou no dia 07 de março.  Outras 53% das doses chegaram no dia 21 de março.

 

Para orientar as meninas sobre a doença e a vacinação, as enfermeiras foram até as escolas principalmente no Colégio Jorge Nacli, onde estudam as garotas da faixa etária da campanha, e esclareceram dúvidas, entregaram folders explicativos e convidaram a irem até o centro de saúde tomar a vacina.

 

De acordo com a secretária de saúde Silvia Brenzan Schlogl, que além de orientar as meninas, os pais devem estar cientes sobre vacinação e acompanhar as filhas ao centro de saúde, “Aqui em nosso município a procura pela vacina foi grande, e contamos com a colaboração dos pais, da escola, professores e o pessoal do centro de saúde, fazendo com que vacinássemos a maioria das meninas”.

 

Em 2014 a população alvo da vacinação foram adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos. Em 2015, serão vacinadas de 9 a 11 anos de idade e, a partir de 2016 as de 9 anos. O ideal dessa vacina é que ela seja aplicada antes do início da vida sexual. Nas meninas não expostas aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, segundo o Ministério da Saúde a vacina tem eficácia de 98,9%.

 

“Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.”, explicou a secretária.

 

A secretária Silvia, tranquiliza as meninas que ainda não foram vacinadas, que os 7% restantes das doses logo devem ser entregues, e assim que estiverem disponíveis todas serão comunicadas.

 

Toda menina e toda mulher precisam de proteção contra o vírus HPV. Por isso, se você tiver entre 25 e 64 anos, faça os exames preventivos. E, se sua filha tiver entre 11 e 13 anos, deve ser vacinada contra o HPV. É importante prevenir o câncer de colo de útero.

 Galeria de Fotos

 Veja Também