Quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Visualizada: 794 vezes
Ouvir matéria
A equipe técnica da secretaria de Assistência Social de Nova Aurora que responde no município pelo programa “Família Acolhedora”, Silvana Ribeiro (assistente social), Andresa Padovezzi (psicóloga) e Tânia Pimentel (pedagoga) realizaram nesta terça-feira (19) uma capacitação com duas famílias nova-aurorenses que se inscreveram no programa de acolhimento familiar.
“O Serviço Família Acolhedora é uma modalidade de acolhimento que oportuniza crianças e adolescentes que estão em medida protetiva à terem uma convivência familiar que possibilita a construção de laços afetivos e amplia as redes de relações consideradas importantes ao ser humano”, destacou a pedagoga do programa, Tânia Pimentel. Ainda, segundo ela, cabe a família acolhedora a responsabilidade em cuidar da criança ou do adolescente até que eles retornem à sua família de origem ou sejam encaminhados para adoção.
Também conhecida como “guarda subsidiada”, a modalidade de família acolhedora permite que as famílias recebam em suas casas, crianças e adolescentes afastados do convívio de família biológica. A família selecionada acolherá a criança ou adolescente por um período até que a família de origem esteja apta a cumprir novamente sua função de cuidado e proteção. O acompanhamento é realizado pela equipe.
Quais são os requisitos para se tornar uma Família Acolhedora?
Para se tornar uma Família Acolhedora é preciso realizar um cadastro na secretaria de Assistência Social e na sequência haverá uma avaliação e capacitação para o recebimento da criança/adolescente em casa, além disso, é preciso ser maior de vinte e um anos de idade, ser residente do município de Nova Aurora há mais de dois anos, ter disponibilidade de acomodação, estar em boas condições de saúde física e mental e não possuir antecedentes criminais. Mais informações podem ser obtidas ainda através do telefone (45) 3243 2068.
Grupo de mulheres da terceira idade de Nova Aurora realiza passeio em Foz do Iguaçu
Projeto "Construindo Afetos" fortalece rede de amor e acolhimento em Nova Aurora