Terça-feira, 23 de dezembro de 2025
Visualizada: 41 vezes
A ação foi realizada por meio do Programa Viaja +60 do Governo do Paraná
Ouvir matéria
Na última sexta-feira (19), cerca de 40 mulheres participantes do Projeto 60 Mais, de Nova Aurora, viveram um dia inesquecível em Foz do Iguaçu. Muitas delas conheceram, pela primeira vez, lugares que sempre sonharam visitar — uma experiência marcada por alegria, emoção e muitos sorrisos.
A ação foi realizada por meio do Departamento de Cultura e da Secretaria de Assistência Social de Nova Aurora, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a Secretaria de Estado do Turismo (SETU) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi-PR), integrando o Programa Viaja +60 do Governo do Paraná, que promove o acesso ao turismo social, à cultura e ao lazer para pessoas idosas.
Durante o passeio, o grupo visitou as Cataratas do Iguaçu, a Usina Hidrelétrica de Itaipu e a Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe — pontos turísticos que encantam e proporcionam experiências únicas, fortalecendo vínculos, autoestima e qualidade de vida.
As participantes foram acompanhadas por equipes da Assistência Social e do Departamento de Cultura, garantindo cuidado, acolhimento e segurança durante toda a viagem. Para a secretária municipal de Assistência Social, Helen Lizmeier, a ação representa muito mais do que um passeio.
“Esse projeto mostra que envelhecer também é viver novas experiências, realizar sonhos e se sentir valorizada. Ver a alegria dessas mulheres é a certeza de que estamos no caminho certo, cuidando das pessoas com respeito, carinho e responsabilidade”, destacou Helen.
O prefeito José Aparecido de Paula e Souza, o Pecinha, ressaltou a importância de políticas públicas voltadas à pessoa idosa e reforça o compromisso em priorizar o setor social do município. “Investir no bem-estar da nossa melhor idade é investir em dignidade, inclusão e felicidade. São mulheres que ajudaram a construir a história do nosso município e merecem viver momentos como esse. Contem sempre com a Administração Municipal”, afirmou.
A vice-prefeita Lucineia Adevente, a Néia, também destacou o significado da iniciativa. “Cada sorriso estampado no rosto dessas mulheres representa um sonho realizado e reflete em nós como gratidão. Nosso compromisso é continuar trabalhando para que mais ações como essa cheguem às pessoas, promovendo cuidado, pertencimento e amor”, concluiu.
Projeto "Construindo Afetos" fortalece rede de amor e acolhimento em Nova Aurora