Exercer as atividades relacionadas à administração geral e financeira, necessária ao funcionamento regular das unidades componentes da estrutura básica da prefeitura, visando a concentração de esforços técnicos, a padronização de equipamentos e de materiais, bem como o aproveitamento otimizando os recursos humanos e financeiros da Prefeitura.
Administrar o patrimônio, envolvendo as atividades de inventário físico, registro, conservação, repasse e alienação;
a administração de materiais, compreendendo a compra, recebimento, guarda, controle e distribuição; o transporte oficial de autoridades e de objetos, bem como a compra, guarda, manutenção e alienação de veículos;
a zeladoria relativa as atividades de portaria, limpeza, conservação, vigilância, administração dos próprios municipais e do serviço de copa; a documentação, compreendendo atividades de biblioteca técnico-administrativa, arquivo,
micro filmagem de documentos, plantas detalhadas e reprodução de atos oficiais; a comunicação, compreendendo atividades de protocolo, rotina administrativa de expediente, telefonia, fax, reprografia, atividades de reprodução mediante as técnicas de fotocópias ou outros meios; instruir processo licitatório; atualizar cadastro de fornecedores e manter organizado o almoxarifado; traçar as diretrizes gerais da política de informática e
processamento de dados; armazenar, tratar, recuperar e tornar disponível aos órgãos municipais as informações processadas, que sejam de interesse público, com ampla transparência.
A Secretaria de Administração e Finanças é integrada pelos seguintes Departamentos:
Departamento de Compras, Patrimônio e Material
Divisão de Patrimônio e Material
Departamento de Recursos Humanos
Departamento Administrativo
Departamento de Tesouraria
Departamento de Contabilidade
Departamento de Informática
Divisão de Empenho e Controle Orçamentário
Departamento de Cadastro, Tributação e Fiscalização
Divisão de Fiscalização